Contatos - Redes Sociais 

E-mail

ícone_do_Facebook.png
fb944c570182b6e89eb21f41f8c4522b-instagr

Se eu encontrar um animal na rua, doente ou atropelado, o que fazer?

Infelizmente, os abrigos e protetores de animais estão lotados e geralmente dispõe de pouca ajuda e recursos escassos. A melhor opção é recolher o animal de rua e optar por uma das duas alternativas:

1 – Você pode adotar este animal. Leve-o ao veterinário, vermifugue, vacine, castre, se informe a respeito dos cuidados necessários para a guarda responsável e parabéns por este enorme ato de amor.

2 – Se não pode adotar, uma alternativa é recolhê-lo e procurar um lar para este animal. Uma dica é procurar aliados, como amigos, parentes ou conhecidos que se sensibilizem com a situação e que estejam dispostos a ajudar com recursos financeiros, lar provisório, transporte, acesso à veterinário, etc. Você pode contar com a ajuda das Ongs para direcioná-lo com os procedimentos adequados e é claro, para ajudá-lo na divulgação do caso.

Descobri um caso de maus-tratos animal, o que devo fazer?

Infelizmente casos de maus – tratos são mais comuns do que imaginamos. Abandono, manter o animal preso a correntes, não fornecer alimentação e água adequados, deixar o animal em lugar impróprio ou anti-higiênico, envenenamento, agressão física e negligência de atendimento veterinário são exemplos.

Maus-tratos contra animais é crime, cujo autor está sujeito às penas da lei, com detenção de 3 meses a 1 ano e multa (art. 32 da Lei 9605/98). Qualquer pessoa pode denunciar de forma anônima.

Reúna provas, testemunhas e siga os passos:

Animais domésticos:
Faça um B.O. Ele pode ser feito pela internet no site www.seguranca.sp.gov.br, telefone ou na delegacia mais próxima da sua casa.

O Estado De São Paulo agora também conta com o DEPA - DELEGACIA ELETRÔNICA DE PROTEÇÃO ANIMAL.

A DEPA é um serviço via internet à disposição da população para denúncias de crimes ocorridos no Estado de São Paulo. É necessário identificar-se para fazer a denúncia e o sigilo dos dados serão preservados se optar pela privacidade no momento do cadastro da denúncia.

As providências tomadas pela polícia poderão ser acompanhadas através do número de protocolo gerado após a efetivação da denúncia, juntamente com o número do CPF do denunciante informado.

LINK: http://www.ssp.sp.gov.br/depa

Animais Silvestres:
Polícia Militar Ambiental: denuncie crimes como caça, pesca ilegal, tráfico e venda de animais silvestres: www.ambiente.sp.gov.br. Ligue para a prefeitura da cidade de São Paulo, pelo telefone: 156, ou para o IBAMA no número: 0800 61 80 80.